• Família Salesiana

A CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS CARITAS DE JESUS foi oficialmente reconhecida como membro oficial da Família Salesiana na data de 06 de maio de 1986, pelo Padre Egídio Viganó que era o Reitor-mor da época.

A Congregação Caritas de Jesus que tem como os fundadores o P. Antonio Cavoli, sdb e o P. Vicente Cimatti, sdb, ambos sacerdotes salesianos que possuíam um ardente ardor pela salvação das almas e autênticos filhos de Dom Bosco, não teve dúvidas de que a raiz de toda a espiritualidade e o carisma da Congregação vinham de Dom Bosco.

A Congregação, em todas as partes do mundo sempre contou com a Congregação Salesiana para receber a assistência espiritual e a orientação pastoral pedagógica, catequética e vocacional e nelas a Congregação pôde reconhecer as próprias orientações recebidas pelos santos fundadores.

Assim, o Capítulo Geral da Congregação de 1985 foi de suma importância na decisão de pedir um reconhecimento oficial como membro da Família Salesiana. Na data de 15 de agosto de 1985, após a conclusão do mesmo capítulo, tão logo fez a tal solicitação à Sede Geral da Sociedade Salesiana.

Examinado todo o texto constitucional da congregação como a história da fundação pelo Conselho Geral Salesiano, foi constatado que o projeto de vida e de ação apostólica é conforme o carisma de Dom Bosco na Igreja e que a Congregação caminhou na história conforme a “senda primorosamente salesiana.” Assim, o pedido de reconhecimento oficial de pertença foi acolhido e oficializada pela Sociedade Salesiana na data de 06 de maio de 1986.

Dentre vários traços que manifestam os valores específicos da Congregação, os aspecto que especialmente dá à Congregação uma identidade genuína da Família Salesiana é:

  • A opção pelo pobres e sofredores, o método pastoral inspirado no Sistema preventivo, o espírito de simplicidade e de alegria, de trabalho e de temperança.
  • A devoção eucarística e mariana, impregnado na caridade pastoral.
  • Os traços que especialmente ajuda a aprofundar a caridade pastoral salesiana:
  • Um vivo ardor missionário que conduziu desde cedo a Congregação à Missão da América Latina e da Europa,
  • A preocupação com o apostolado junto às famílias, e, de modo especial, a contemplação do mistério do Coração de Cristo como fonte viva da caridade salvadora.

Assim, hoje a congregação faz parte de um imensa multidão de 402.500 membros espalhados pelo mundo todo, subdivididos em 28 grupos oficialmente reconhecidos como membros da Família Salesiana que vivem em comunhão recíproca, compartilham do mesmo espírito e continuam a missão iniciada por Dom Bosco com vocações especificamente distintas.