• Comunidade São Mateus
  • Escola Caritas

Comunidade São Mateus

Quando a missão completou 30 anos de Brasil as Irmãs fizeram uma série de estudos sobre a educação no bairro de São Mateus Zona Leste da Cidade de São Paulo.

E concluíram que uma das raízes dos problemas sociais do país é o ensino básico deficitário. A Congregação, que iniciou suas atividades no Brasil ensinando as crianças da comunidade Japonesa em salas de aula improvisadas, procurou então uma forma de contribuir para melhorias neste sentido.

A primeira providência foi reavaliar a estrutura de ensino. Em 1997, as escolas de língua japonesa e educação infantil estavam em três unidades: Vila Sônia, Vila Carrão e Guarulhos, na grande São Paulo.

Para que as Irmãs concentrassem seus esforços em uma escola única, que englobasse da educação infantil ao ensino médio, o local escolhido foi São Mateus, na periferia leste da capital.

Um bairro afastado do centro, de extremas carências, cujo os moradores sofriam com a pobreza, a violência e ausência do poder público traduzida na falta de transporte, saúde e moradia.

A Provincial Irmã Dolores Tagawa se empenhou grandemente nesta tarefa desde a implantação do projeto até a construção da primeira ala e desde 1995 as Irmãs procuravam um terreno grande onde pudessem construir a sonhada escola.

Ela se tornou realidade quando foi colocada a pedra fundamental da primeira ala no dia 25 de março de 1998 pelo monsenhor Walter Caldeira, e no ano seguinte, a Construtura Shimizu e os arquitetos da equipe 4 entregaram o prédio Irmã Maria Taki para início das atividades, na inauguração no dia 23 de janeiro de 1999.

A primeira comunidade foi composta pela Irmã Andrena Akatsuka, Irmã Matilde Makiyama e Irmã Luiza Shintate.

Em meados do mesmo ano juntou-se à comunidade a Irmã Maria Urakawa como primeira diretora da Escola Caritas.

No início eram apenas sete (7) alunos; A qualidade do ensino aliada à dedicação das Irmãs atraiu as famílias da região, em dois anos o número de alunos pulou para duzentos (200) alunos, e devido à grande procura, a escola foi obrigada a ampliar sua estrutura, erguendo um novo prédio com mais salas, laboratórios, bibliotéca, mais um auditório, capela e quadras poliesportivas, dentro de um projeto pedagógico que segue os princípios salesianos de ensino de Dom Bosco: Razão, Religião e Amor.

Há uma grande participação da família no processo de construção de conhecimento e transmissão de valores.

O prédio da segunda ala surgiu através da concepção do arquiteto Mário Biselli, que deu forma a essa proposta educativa; Suas linhas modernas e delicadas, em nítido contraste com a paisagem de entorno, estão perfeitamente identificadas com filosofia educacional da Congregação de dar às crianças da periferia o acesso a um ambiente digno e fraterno, que lhes proporcione o resgate da autoestima e a aspiração por melhores condições de existência.

Mas para que tudo acontecesse, atrás de cada tijolo se escondem o suor, o esforço e empenho de todos que contribuíram para chegar ao que há hoje.

O trabalho das Irmãs, dos benfeitores e amigos, entre eles a comissão de construção, liderada pelo senhor Mario Nakaya, com sua inestimável contribuição e tomou a frente do projeto junto com a Contrutora Hoss, com seu presidente Senhor Wagner Suzuki resultou no auditório Padre Antonio Cavoli, inaugurado pelo então bispo da região.

Dom Pedro Luiz Stringhini em junho de 2003, a segunda alada Escola, inaugurada em 2005 e o 4º pavimento em 2013.

Portanto trabalhar a frente de crianças jovens, principalmente da periferia, em uma obra educacional, de forma acolhedora, reproduz com precisão o carisma das Irmãs Caritas.

Escola Caritas

Endereço : R. Pedro Paulino dos Santos, 157

Jardim Três Marias – São Paulo – SP

CEP: 08331-000

Escola Caritas - Recepção:  (11) 2012-7108

E-mail: atendimento@escolacaritas.com

Maiores informações acesse: https://escolacaritas.com

Irmã Bernadete Nakagawa, Irmã Alzira, Irmã Fabiana.